Túmulo dos Vagalumes


Fabuloso animê japônes dirigido por Isao Takahata, e lançado em 1988. Talvez seja uma das melhores e mais importantes animações adultas já lançadas. Conta a história de dois irmãos durante os bombardeios americanos no Japão. Depois do primeiro ataque, Setsuko e Seita procuram sua mãe que estava num abrigo anti-bombas. Seita, o irmão mais velho descobre que sua mãe morreu carbonizada, e esconde isso de sua irmã mais nova. Os dois então viajam para a casa de uma tia, com a esperança de conseguirem algum contato com o pai, um oficial da Marinha.

Túmulo dos Vagalumes parece uma dura crítica ao apego dos japoneses a suas tradições. Deixando a guerra em segundo plano, acompanhamos apenas como a população lida com a escassez de comida e os constantes bombardeios. A relação entre Seita e sua tia se torna fundamental para isso: observem a sutil intolerância que surge nesta última e como ela se manifesta aos poucos, como na distribuição de comida no jantar. Isao Takahata mostra o abandono e o descaso da população para com os jovens, que se obrigam a sobreviver através de pequenos furtos.

Visualmente belíssimo, há ainda uma atenção admirável dos animadores na construção da "atuação" dos personagens: reparem no momento em que Setsuko descobre que não poderá ver a mãe: a garota se fecha, encolhendo-se, e chora quieta, evitando chamar atenção para si. Além disso, a transformação física dos dois durante a projeção não é apenas brilhantemente realizada, como representa um dos maiores horrores (que não são poucos) do filme.

Contando com um ato final forte e triste, Túmulo dos Vagalumes é também um belíssimo estudo de uma relação de amor entre dois irmãos. A maneira como mostra Seita se torna cada vez mais maduro, e o comportamento influenciado pelo isolamento que toma conta de Setsuko são de dar inveja a qualquer filme com atores de carne e osso. Tudo isso somado a trágica ironia que seu título apresenta, é um clássico para ser visto e revisto. E, principalmente, admirado.

NOTA: 10

PS: Em 2008 foi feita uma refilmagem live-action do filme, mas sinceramente, não sei nada sobre o projeto, a não ser que já foi lançado lá fora...

0 comentários:

Real Time Web Analytics