A Mentira


Porque toda comédia adolescente não é assim? A Mentira, junto com Meninas Malvadas e A Galera do Mal é prova incontestável de que é perfeitamente possível fazer um filme inteligente, com humor, e que agrade o público mais jovem. Aliás, quando é o caso, agrada qualquer público, já que se eu certamente passei da idade de me identificar com dramas adolescentes, ao menos posso admirar a maneira como o assunto é abordado.

Olive é uma garota bonita e extremamente inteligente, mas pouco notada no colégio. Depois de acabar mentindo para sua melhor amiga sobre ter perdido a virgindade, ela descobre que isso foi espalhado para todos em seu colégio, graças a Marianne, uma "Jesus Freak" que decide se livrar de Olive. Só que Olive acaba gostando da atenção que recebe (mesmo pelos motivos errados), e acaba investindo em sua falsa fama de "vadia".

Encontrando uma maneira bem-sucedida para justificar a narração de Olive, o roteiro tem vários momentos inspirados, como quando alguém reclama que "John Hughes não dirigiu minha adolescência", e apesar de alguns diálogos terem o mesmo problema de Juno (ou seja, diálogos polidinhos demais), ao menos os atores conseguem trazer uma curiosa naturalidade a eles.

Misturando o tom farsesco de Meninas Malvadas com a crítica corajosa e direta de A Galera do Mal, A Mentira mostra mais uma atuação inspirada da bela Emma Stone, que consegue seu primeiro papel de protagonista depois de passar pelos excelentes Superbad - É Hoje e Zumbilândia. Aliás, ela atua com uma naturalidade impressionante, algo raro em atrizes de sua idade em Hollywood.. Além dela, há excelentes atores como Thomas Haden Church, Stanley Tucci e Patricia Clarkson em papéis divertidos. E se Amanda Bynes foi uma escolha perfeita para o seu papel (principalmente, pela cara natural que tem de menina mimada e nojentinha), Lisa Kudrow acaba não podendo fazer muito.

Escorregando apenas na sub-trama que envolve Olive e sua melhor amiga (a briga das duas não faz o menor sentido) e pela maneira idealizada demais em como alguns aspectos da vida da protagonista são retratados (especialmente, seus pais), A Mentira é um filme surpreendente, e uma surpresa mais do que agradável que chega até nós. Direto em DVD. Mas chega...

NOTA: 8 ,5

4 comentários:

Robson Saldanha disse...

Sério que esse filme é isso tudo? Estou com ele aqui e me falta coragem, mas até que me empolguei depois disso. =)

Tiago Lipka disse...

Opa! Vá lá agora assistir! hahha

Abraço o/

Cristiano Contreiras disse...

Eu não fui muito com a 'cara' deste filme, mas seu texto e nota fortaleceu meu interesse.

abraço

James Lee disse...

Saiu direto em DVD ? Que pena, queria curtir um cineminha com este filme, hehehe

Quero ver, gosto de tramas adolescentes [fã de Hughes,claro!] e acho Ema uma ótima atriz além de ser muito bonita!!

Abs.

Real Time Web Analytics