Centurião


Centurião é um filme tão ruim e constrangedor, que é quase impossível acreditar que tenha sido dirigido pelo mesmo Neil Marshall que anos atrás fez Abismo do Medo, um filme de terror simples, mas extremamente eficiente. Centurião é um filme de Ridley Scott com baixo orçamento, muito sangue falso (mas bem falso MESMO), e repleto de tomadas aéreas que plagiam descaradamente O Senhor dos Anéis.

E o roteiro não ajuda em nada, seja repetindo informações de maneira desnecessária (um personagem diz "leve os homens para casa"; dois minutos depois em off, ele diz "ele me pediu para levar os homens para casa". Uau, thanx!) ou quando mostra um problema grave e que não consegue contornar em momento algum: os "heróis do filme", os soldados romanos são estúpidos, agressivos e antipáticos, enquanto os vilões possuem uma história trágica (o líder tem sua mulher e filho assassinados pelos romanos, por exemplo) e estão simplesmente se defendendo da invasão. Então como torcer para os "heróis"?

Aliás, nada ajuda nesse aspecto, já que os principais atores do Team Romanos, Dominic West e Michael Fassbender parecem mais interessados em imitar o Maximus de Gladiador e Leônidas de 300 do que em atuar de verdade, ao passo que Ulrich Thomsen transforma o líder do Team Pictos na única figura interessante da trama. Já Olga Kurylenko sofre em sua interpretação por estar coberta de roupas dos pés a cabeça, ou seja, é perceptível ver o quanto ela está ruim.

Contando ainda com uma fotografia feiosa, dessaturada demais, Centurião mostra mais um cineasta em queda livre depois de um começo promissor, e coloca Neil Marshall ao lado de M. Night Shyamalan e Richard Kelly na lista de caras que, realmente, precisam repensar urgentemente suas carreiras.

NOTA: 0

3 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

Naum me interessei muito pelo filme quando o vi em cartaz em minha cidade, mas passei aqui por outro motivo. Quero dar as boas-vindas a Sociedade dos Blogueiros Cinéfilos! Q em 2011 a gente assista a ótimos filmes e tenhamos interessantes discussões sobre os mesmos!

Tiago Lipka disse...

Obrigado Wanderley. :)

annastesia disse...

Costumo dizer que quando não gosto de um trailer é um sinal divino que devo ficar em casa meditando. Portanto...esse ano já tive que assistir muita tosqueira. Dispenso mais uma!

Real Time Web Analytics