Atividade Paranormal 2


Gostei de Atividade Paranormal pela originalidade e pelas soluções inteligentes do diretor Oren Peli para brincar com a imaginação do público, criando uma atmosfera tensa e inquietante, com um orçamento ridículo. Agora, um ano depois e um orçamento 100 vezes maior, Atividade Paranormal 2 curiosamente não decola, mesmo que não faça tão feio.

Dirigido por Tod Willians (do ótimo Provocação), o filme acompanha a irmã de Katie, e se passa antes dos eventos do primeiro filme. Mãe de um recém-nascido, e madrasta de uma adolescente, ela vive feliz com o marido até que... portas se fecham sozinhas e panelas caiam, claros indícios de que um demônio está ali. Brincadeiras a parte, o fato é que o filme demora tanto para prender a atenção, que alguns dos elementos que deveriam ser assustadores caem no ridículo: sinceramente, um fantasma mexendo... no limpador de piscina? Ora...

Além disso, se o primeiro filme falhava ocasionalmente por parecer "montadinho" demais para parecer um filme caseiro, aqui isso atrapalha o filme inteiro, com diálogos cortados no meio (só faltou ter plano e contra-plano, mas foi por pouco). E pior ainda, se desta vez teríamos muito mais motivos para nos importarmos com aquela família (um bebê, por Deus!), o fato é que o filme falha na construção dos personagens de tal maneira que... bom.. we just don't care. 

E a empregada latina que serve de caça demônios na casa é um exemplo constrangedor de clichê do tipo "latinos tem mais contato com o mundo espiritual" (eu mesmo, acabei de exorcisar duas pessoas no corredor do prédio), e até poderia deixar isso batido se, no final das contas, a personagem fizesse alguma diferença. Não faz.

Mas apesar de todos esses problemas, Atividade Paranormal 2 tem sim seus bons momentos. Eles demoram a acontecer, mas acontecem. E a melhor decisão dos realizadores foi utilizar o orçamento do filme com sabedoria, e os poucos sustos que dependem de efeitos visuais são realmente bem feitos. E por mais que o filme falhe na construção da história (a mitologia criada para juntar os dois filmes é risível), o fato é que o terceiro ato do filme funciona muito bem apesar de tudo, sendo tão tenso quanto o primeiro filme, mesmo que  anos-luz atrás no sentido qualidade.

NOTA: 6

1 comentários:

Gabriel disse...

Esse filme merecia 0!!

Real Time Web Analytics