Mary & Max - Uma Amizade Diferente


Erro meu a ser corrigido: conhecer a obra de Adam Elliot, que só fui conhecer recentemente ao assistir este fabuloso Mary & Max - Uma Amizade Diferente, não só uma das animações mais ousadas e impressionantes dos últimos anos, como também a prova definitiva de que a animação é um formato poderoso para filmes com temática adulta. Sim, porque o que não falta em Mary & Max são momentos para tirar as crianças da sala.

O filme acompanha uma curiosa amizade entre uma solitária garota no interior da Austrália, e um homem de Nova York que possui uma doença que causa um comportamento extremamente anti social, e o mantém praticamente isolado em casa. Acompanhamos a troca de correspondências dos dois por vários anos, enquanto Mary vai escapando de sua triste realidade e do destino melancólico que parece reservado a ela, enquanto Max se isola cada vez mais de tudo e todos.

Se trata de uma obra prima, repleta de humor negro, mas também de momentos belíssimos em que as lágrimas chegam sem qualquer dificuldade. Tecnicamente, é um espetáculo: se Nova York é vista em preto e branco, e repleta de edifícios, a Austrália é um deserto quase em sépia repleto de poeira. A maneira como objetos pessoais de Mary e Max vão aos poucos colorindo o ambiente de um e outro é poesia visual de qualidade.

Provavelmente a maior surpresa que tive no ano até o momento, Mary & Max é uma animação fabulosa e complexa, que ainda guarda um dos desfechos mais belos do ano, em que inexplicavelmente, eu chorava com a mesma intensidade que sorria. Truque complicado que, aqui é realizado com louvor.

NOTA: 10

4 comentários:

Expectador disse...

Fantástico mesmo.

Frango disse...

Olá Mari e Tiago,

Me chamo Leandro Cunha, e estou lançando um projeto chamado Vivacinema! (www.vivacinema.com.br), um site dedicado a todas as pessoas que gostam de ir aos cinemas, assistir filmes em casa com os amigos e ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cinematográfico. :)

Além disso, o Vivacinema! funcionará como uma rede social onde será possivel fazer amigos, conhecer pessoas que gostam dos mesmos filmes que você além de muitas outras funcionalidades.

Gostaria de convidar você a conhecer a ferramenta, ainda em fase beta, para testar e dar suas críticas e opniões.

Obrigado e aguardo a sua visita!
www.vivacinema.com.br

Anônimo disse...

Realmente o filme é muito bom, singelo, poético, tocante...

annastesia disse...

Um oásis no meio de um deserto de mediocridade que assola o cinema atual.

Real Time Web Analytics