Roger e Eu


Michael Moore é um documentarista muito mais lembrado pelo seu ativismo político, mas quando penso em sus filmes, normalmente me recordo de como ele sempre arranjava um jeito de colocar a história de sua cidade natal Flint no meio. E depois de assistir a este Roger e Eu, primeiro documentário do cineasta, fica óbvio o porque disso.

Fimado durante três anos, Moore resolve fazer o documentário depois do anúncio do presidente da GM, Roger Smith, que irá fechar algumas de suas fábricas nos Estados Unidos, incluindo a cidade-natal da Gm, Flint. Com isso, mais de 30.000 empregados são mandados embora e destrói a economia da cidade, que passará por um amargo período de crise e péssimas decisões (como investir mais de 100 milhões de dólares em atrações turísticas) e que fará da cidade a campeã de crimes violentos e ser declarada a pior cidade para se morar nos Estados Unidos.

Moore ainda não era conhecido, mas já tinha seu estilo fanfarrão de ser, o que o diferencia de praticamente qualquer outro documentarista no mundo. Seu estilo bem-humorado consegue parecer despretensioso o suficiente para deixar os entrevistados a vontade demais, a ponto de conseguir declarações absurdas, como a mulher que chega a matar um coelho em sua frente logo depois de dizer que ela está proibida por lei para fazer isso.

E embora o foco do documentário seja a tal entrevista que Michael Moore quer fazer com Roger Smith, isso se torna quase irrelevante. O documentário é poderoso como denúncia do estado caótico em que a cidade de Flint foi abandonada. E o mais triste é ver que em obras mais recentes do diretor, a cidade continua tão miserável e abandonada quanto a 20 anos atrás, quando o filme foi realizado.

NOTA: 8

2 comentários:

Quéroul disse...

eu gostei demais desse filme, que eu vi apenas depois de Farenheit e Columbine.
achei ótimo, bem menos produzido que os dois que 'lançaram' o Moore pro povo.
eu gosto mesmo do Moore e seus documentários.

Bruna disse...

Baixar o Documentário - Roger e Eu - http://mcaf.ee/csgze

Real Time Web Analytics