O Enigma do Outro Mundo


Quando comecei a me interessar por cinema, lembro perfeitamente que o nome de John Carpenter não tinha a menor aura cult que tem hoje. Muito pelo contrário, aliás: seu nome era associado a "filmes ridículos". Foi quando descobri que eu adorava uma de suas obras, que talvez seja um dos filmes que mais assisti na vida: Christine, baseado no livro de Stephen King. Alguns anos depois, assisti a Vampiros de John Carpenter, outro filme desmiolado e divertido, que deixou eu me perguntando: "Porque diabos ninguém curte esse cara?".

Enfim, os anos passaram, e até eu acabei esquecendo de John Carpenter, até que assisti O Nevoeiro que, logo na abertura mostra o cartaz deste O Enigma do Outro Mundo, provavelmente o mais cult de toda a obra de Carpenter. E só hoje, 16 de abril de 2010 eu assisti e posso dizer que estou mais do que curioso para assistir o resto da obra do diretor.

Escrito e dirigido por Carpenter, conta a história de membros de uma expedição americana na Antártida que se deparam com uma criatura alienígena ameaçadora. Como a criatura consegue criar cópias perfeitas das pessoas dali, logo eles começam a caçá-la, liderados por McReady (Kurt Russel). Criando a situação com controle perfeito, Carpenter dirige o filme com pulso forte, movimentando a câmera de forma sempre criativa. 

Infelizmente, o roteiro tem seus furos que atrapalham um pouco da diversão, e em alguns momentos, o design criado para a criatura não é dos mais felizes. Mesmo assim, O Enigma do Outro Mundo é sem dúvida, um trabalho de mestre, que certamente influenciou outros gênios, como David Cronenberg e até Steven Spielberg.

NOTA: 8,5

4 comentários:

Quéroul disse...

desculpe não comentar a postagem atual, mas é que eu vim reler sua crítica sobre 'A Garota Ideal', já que consegui ver o filme hoje. impressionante.
eu já era doida pelo Gosling desde 'The Believer', e ele só vem crescendo em meu coraçãozinho!
e eu achava que ele conseguia o ápice da interpretação em 'Half Nelson'. nesse filme ele está soberbo também.

:)
e eu adoro suas resenhas desses dois filmes. aliás foi por Half Nelson que eu cheguei aqui (via Filmow, acho que estou me repetindo...).

pseudo-autor disse...

Para mim, a obra-prima do Carpenter (e olha que eu sou fãzaço do Cobra Plinski, de Fuga de Nova York!). Poucas vezes vi suspense com tamanha vontade apreender o público quanto este. Tenho procurado o DVD para comprar sem muito sucesso. Mas continuo na estrada atrás dele.

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Knight Marcos disse...

Ao lado de Starman, Enigma de Outro Mundo é, de longe, o melhor filme de John Carpenter. Pena que ele se tornou tão B nos últimos tempos.

Adriano Mendes disse...

Halloween, O Enigma do Outro Mundo e Fuga de Nova York: as 3 obras primas de Carpenter, nesta ordem.

Real Time Web Analytics