O Grande Desafio (2007)


Antes de tudo: quem foi o idiota que traduziu The Great Debaters para O Grande Desafio, automaticamente, transformando um título direto para um que... parece o de um filme de Steven Seagal? 

Você, se foi você que teve essa idéia: Drop dead.

Voltando ao normal:

O Grande Desafio é mais um excelente filme que simplesmente passou despercebido. Lançado em 2007, só agora chegou as locadoras no Brasil. Quem sai perdendo é o público, já que o filme é extraordinário e mostra que Denzel Washington é um diretor que merece respeito, já que apesar de algumas falhas ocasionais no roteiro, ele se mostra perfeitamente seguro na construção das cenas e dos enquadramentos, de maneira surpreendente.

Contando a história real da primeira equipe de debates organizada por uma faculdade só para negros a se destacar nos Estados Unidos, o filme consegue escapar dos clichês típicos de "filmes de professor" (já devidamente satirizados no excelente Perdendo a Noção) pela maneira simples em que apresenta seus personagens.

Sim, o mentor vivido por Denzel Washington é uma figura forte e imponente que obviamente é de grande influência para seus alunos, mas o filme não o torna mais importante que seus outros personagens, principalmente o jovem James Farmer Jr. que, com apenas 14 anos e já aluno de uma faculdade, vive o conflito de agradar seu pai (um religioso fervoroso, vivido com competência por Forest Whitaker), e de se destacar em meio a equipe graças tanto a sua empolgação com as aulas, quanto pelos hormônios que estão a toda, afinal né... puberdade...

Demonstrando uma visão madura sobre o assunto, Washington transforma as cenas de debates em verdadeiras batalhas, e uma das poucas decepções do filme é a transição que passa por cima de várias vitórias da equipe (quando, justamente ver os debates é um dos grandes prazeres da história). Além disso, o diretor também surpreende pelo clima cada vez mais sombrio que cresce em meio a narrativa, e que tem seu climax numa cena violentíssima que merece aplausos pela coragem. 

Pode não parecer, mas O Grande Desafio é um filme grandioso e importante, e por mais que conte uma história de uma época que já foi, assim como o brilhante O Informante de Michael Mann, é um filme que mostra o tamanho do sacrifício que outros fizeram para dizer a verdade: no caso, a de que negros ou brancos, somos todos seres humanos.

NOTA: 9

2 comentários:

Unknown disse...

Foi um dos melhores filmes que eu ja vi...

Unknown disse...

Foi um dos melhores filmes que eu ja vi...

Real Time Web Analytics