O Dia da Besta



Existem dois tipos de bons filmes idiotas: os que usam humor absurdo, sem qualquer outra intenção que não seja entreter, como os ótimos Se Beber, Não Case ou Zumbilândia, e os que, bem... utilizam humor absurdo mas que tem bem-vinda inteligência em seu subtexto, como o longa-metragem de South Park, Todo Mundo Quase Morto e este excelente O Dia da Besta.

O filme conta a história do Padre Angel, que acaba desvendando o segredo por trás do livro Apocalipse: é um código numérico que aponta para a data de nascimento do Anticristo... que será exatamento no dia em que ele descobriu. Com a ajuda de um fã de metal e um apresentador de TV charlatão, ele tenta descobrir como vender sua alma para o diabo, para saber onde o Anticristo irá nascer, e com isso, salvar a humanidade.

Álex de la Iglesia
é um ótimo diretor e sabe criar cenas impecáveis, que primam pelo humor negro, como a inusitada cena de luta entre o padre e... a mãe do metaleiro. Mas assim como George Romero, Álex de la Iglesia cria um pano de fundo interessantíssimo, cujo óbvio destaque é o grupo de assassinos de mendigos que se chama "Limpa Madri". Além disso, é curioso perceber como o diretor parece sugerir que em meio ao caos social em que vivemos, o Diabo aparecendo é apenas mais um mero detalhe...

Engraçado e inteligente, O Dia da Besta alterna bem o que parece ser uma mistura de um filme escrito por um adolescente metaleiro viajando em ácido, com um roteirista habilidoso que sabe brincar com estereótipos e usá-los a seu favor. E isso faz toda a diferença.

NOTA: 9

By the way... impressão minha ou o local de nascimento do Anticristo remete as Torres Gêmeas? Hum...

3 comentários:

Adriano Mendes disse...

Esse filme é, simplesmente, perfeito. História muito boa. O que mais gosto ainda em relação a esse filme é o poster, muito bem sacado.

Kaká disse...

Esse filme é muito bom :)
Consegue assustar e ser engraçado ao mesmo tempo!!!!

malcom disse...

rapa, nem se compara com "todo mundo seja la o que for"...o dia da besta é obra-prima-rara do cinema terror/comédia

Real Time Web Analytics