Maria


Nunca fui capaz de apreciar completamente um filme de Abel Ferrara, apesar de não ter assistido os que são considerados os seus melhores. Mas acredito que ele é exatamente o exemplo de diretor que eu não gosto: o que diz quem está certo e errado, que pune e salva seus personagens como bem entende, como nesse fraquíssimo Maria.

Mesmo assim, digo que gostei da maneira como o filme expande sua discussão, e é inegável que Ferrara tem um excelente olho para enquadramentos, fazendo um filme visualmente interessante. Mas minha reclamação é com o personagem de Forest Whitaker, o apresentador de TV com o programa que discute a vida de Jesus: não basta descobrirmos que ele é ateu e que trai a esposa; temos que testemunhar ele vendo seu bebê chorando na UTI e atingir sua redenção ao rezar em voz alta numa capela, num patético exemplo do maniqueísmo que envolve o filme.

Quando meu filho nasceu, ele ficou algumas semanas na UTI, e me considero um não-religioso.  Ao contrário do personagem criado pelo diretor, ao invés de recorrer a religião, eu estive ao lado de minha mulher e do meu filho em todos os momentos que pude. É patético ver como Ferrara cria a cena da redenção do personagem, que não faz nada além de rezar e mudar sua opinião sobre Deus a todo momento, como a solução para salvar a vida de seu bebê! Golpe baixo indescritível e ridículo. E o que dizer da figura negativa representada pelo cineasta vivido por Matthew Moddine? E endeusar a cabeçuda da atriz que se contorna do avesso depois de interpretar Maria Madalena? 

Esqueça esse lixo. A Última Tentação de Cristo e Jesus de Montreal são opções muito mais inteligentes.

Abel Ferrara? Vai-te a merda.

NOTA: 1

1 comentários:

Quéroul disse...

caramba! eu perdi tanta postagem aqui, vou ali ler tudo. :)

não vi Maria; tava lançando no cinema quando fui ver - finalmente, pq tava saindo de cartaz já - Labirinto do Fauno.

aí eu perdi a referência e nem lembrava mais que existia.
mas só de ver que tem Forrest Whitaker, já acho que vou correr léguas.
;)

Real Time Web Analytics