Gonzo - The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson


Hunter S. Thomspon foi uma das figuras mais importantes da história da literatura e do jornalismo norte-americano, e este Gonzo - The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson, dirigido por Alex Gibney do também ótimo Enron - Os Mais Espertos da Sala, deve ajudar as pobres almas que nunca ouviram falar deste sujeito único e brilhante, que encarnou o pesadelo da morte do sonho americano como ninguém.

O documentário já começa mostrando o tamanho da genialidade do sujeito, narrando o texto que ele escreveu logo após o atentado as Torres Gêmeas, no qual ele preve com incrível lucidez tudo o que aconteceria posteriormente. Thompson teve seu auge criativo no final dos anos 60, ao escrever sobre os Hell Angels, e em seguida obras como Medo e Delírio (que foi adaptado para o cinema por Terry Gilliam). Em seus livros, ele capturava o desespero, as ironias, a felicidade e a melancolia de um dos períodos mais turbulentos da história dos Estados Unidos, com a Guerra do Vietnã, o assassinato de Kennedy e Richard Nixon (que era alvo de divertidas chacotas por Thompson)

Trabalhando como correspondente da revista Rolling Stone, Thompson não era sempre levado a sério, mas tinha sua importância: era uma voz única, que não apenas parecia fazer justiça a voz dos vários jovens que se sentiam desprovidos de seus direitos na época, como também era admirado pelos seus colegas jornalistas pela forma anarquíca de seus textos, que mesmo assim tinham grande e profundo sentido.

Amante voraz de drogas e armas, Hunter S. Thompson se despediu de nosso mundo em fevereiro de 2005, cometendo suicídio. Deixando para trás uma carreira que se encontrava em declínio desde 1972 (basicamente escrevia sobre futebol americano), é uma grande voz, e uma grande opinião que sempre fará falta. E que existam aberrações jornalísticas no Brasil e no mundo que se chamem de jornalistas Gonzo não é só uma mancha no brilho de Thompson, como também uma falta de bom senso tremenda. Evitem. Fiquem com o original.

NOTA: 10

PS: O filme não foi lançado no Brasil, e assim como fiz em Encounters at the End of the World, dou uma ajudinha aqui

:)

4 comentários:

Pedro Tavares disse...

Engraçado que o Gonzo e o filme do Herzog ganharam atenção durante o Festival do Rio, até apontaram um lançamento em circuito fechado, mas infelizmente nem em DVD eles foram lançados por aqui.

Tiago Lipka disse...

Lamentável mesmo. O pior é que isso vem acontecendo frequentemente com documentários: fora esses dois, tem mais Religulous, I.O.U.S.A., Deliver Us From Evil, Lake of Fire e muitos outros...

Anônimo disse...

Hеllο thiѕ iѕ ѕomеwhat
of off toрiс but I was wonԁering if blоgs use WYЅIWYG editors oг іf yοu have to manually сode ωith HTML.
I'm starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

Feel free to visit my homepage; three unlock iphone

Anônimo disse...

I have read so many posts about the blogger lovers except this
post is in fact a nice paragraph, keep it up.

Here is my webpage - appliance repair Valrico

Real Time Web Analytics