The Cove


Vencedor do Oscar desse ano, The Cove é um documentário fabuloso que funciona bem em dois níveis: como denúncia, é sensacional, apresentando informações concretas de maneira direta e funcional, mas talvez o melhor seja como o documentário também se aproxima de um filme de aventura de dar inveja a qualquer 11 Homens e Um Segredo (que ganha uma comparação no próprio filme).

The Cove mostra também a história de redenção de Richard O'Barry, que foi um dos principais treinadores dos golfinhos que apareciam na série de TV Flipper. Depois da trágica morte de um deles, Richard dedica sua vida a libertar golfinhos de seus cativeiros, até descobrir que em uma enseada em Taiji, no Japão, mais de 23.000 golfinhos são mortos todo ano, e pior: a carne de golfinho (que é altamente intoxicada de mercúrio) é vendida a população japonesa sem que eles saibam disso, e também é doada na merenda escolar.

Para denunciar este absurdo, Richard convoca uma equipe para documentar esse massacre e confirmar suas suspeitas. O filme dedica uma hora inteira apenas para mostrar a fascinante preparação da equipe, que não apenas precisa enfrentar a forte resistência dos pescadores da região, como também de logística e afins. 

Contando com uma trilha sonora que também flerta de maneira divertida com o espírito aventureiro dos protagonistas do filme, The Cove é um documentário triste e melancólico, mas que ao final traz aquele forte sentimento de "Preciso fazer alguma coisa!", algo que não é pouco, muito menos pra mim, que nunca gostei de golfinhos...

NOTA: 10

0 comentários:

Real Time Web Analytics