Código Desconhecido


Desde que conheci o cinema do diretor Michael Haneke, fiquei fascinado pela sua capacidade de criar filmes complexos, com abordagens fascinantes; de como suas obras parecem enigmas que desafiam o espectador, não deixa o espectador passivo de sua história. O primeiro filme que assisti de Haneke foi o instigante Violência Gratuita (a versão antiga), e desde então me deparei com obras de arte como Caché, Tempos de Lobo, A Fita Branca e, agora, este genial Código Desconhecido.

O filme mostra várias situações envolvendo personagens, cujas ligações são esclarecidas aos poucos, através de cenas longas e sem cortes, que surgem de maneira aleatória: as cenas parecem começar e terminar de maneira aleatória, como se estivéssemos vendo apenas trechos de diálogos (e não é a toa que algumas cenas começam ou terminam em diálogos pela metade). E por mais que isso pareça frustrante, eu posso garantir que a sensação é extremamente satisfatória: Código Desconhecido apresenta diversos enigmas e cabe ao público "completar" a cena, preencher o que está em branco. 

Juliette Binoche é o mais próximo que o filme tem de uma protagonista, e Haneke não exita em brincar com o público em duas cenas tensas: o ensaio em frente a câmera, cujos diálogos parecem tomar realidade, ou a cena da piscina. Além disso, a atriz dá uma verdadeira aula de interpretação na longa discussão que ela tem com o marido no mercado, num diálogo que se mostra cada vez mais tenso. 

Logo na cena de abertura, Haneke dá uma pista extraordinária para a compreensão do filme: uma garota surda-muda faz uma mímica, e fica cada vez mais angustiada ao perceber que seus amigos também surdos-mudos não entenderam. Código Desconhecido é sobre a complexidade das relações humanas, e parece utilizar desde a globalização até o racismo para mostrar que nós, como espécie, ainda estamos engatinhando no sentido de compreendermos os próximos.

NOTA: 10

1 comentários:

Ibertson Medeiros disse...

Filme bem interessante. Vi em uma mostra de cinema daqui da cidade.

Real Time Web Analytics