O Acompanhante



Paul Schrader é um roteirista genial, de carreira invejável: basta observar suas parcerias com Martin Scorsese, Taxi Driver, Touro Indomável, Vivendo no Limite, A Última Tentação de Cristo para observar não apenas seu talento para realizar obras ímpares. Infelizmente, sua carreira como diretor não é tão grandiosa, e são raros os filmes realmente memoráveis de Schrader na direção: Temporada de Caça, Gigolô Americano e este O Acompanhante que tem um irônico defeito: merecia ser dirigido por outra pessoa.

Não que o trabalho de Schrader no filme não seja digno de mérito, mas em algumas cenas O Acompanhante parece ser uma obra feita nos anos 70 (no mal sentido): como a cena de perseguição, ou uma discussão entre o protagonista e seu namorado, quando Schrader exagera no exibicionismo visual, enfraquecendo a cena.

Por outro lado, O Acompanhante se mostra um filme fascinante e muito mais ambicioso do que pode parecer, e Schader não mede meias palavras para acusar o governo norte-americano (a.k.a. Bush) de racismo, homofobia e machismo. Carter Page III (Woody Harrelson) vem de uma família de grande influência na política em Washington, mas é visto como uma ovelha negra, principalmente pela sua opção sexual. Quando o amante de uma amiga é encontrado morto, Page decide proteger a amiga (que é esposa de um senador liberal) para evitar um escândalo político, mas começa a ser visto como o principal suspeito do crime. Woody Harrelson, um ator sempre genial, cria um personagem forte e fascinante, praticamente incapaz de parecer nervoso, e cujas mágoas com sua família vão se revelando cada vez mais profundas e complexas, se torna sem dificuldade em uma figura trágica perfeita para o filme.

Com um desfecho memorável e extremamente crítico, O Acompanhante certamente não vai agradar a todo o público, mas insisto que o filme merece uma chance, seja pela sua ousadia temática quanto pela lábia afiada de Schrader, que poucas vezes se mostrou tão pouco sutil e tão agressiva.

NOTA: 8

0 comentários:

Real Time Web Analytics