Henry & June - Delírios Eróticos



Henry & June é um clássico do cinema erótico, mas é também um delicado e sensível drama sobre relacionamentos. Baseado no livro de Anaïs Nin, o filme mostra sua vida pacata na França, que muda completamente ao conhecer o escritor americano Henry Miller, e principalmente, sua esposa June, que se tornará a musa de ambos para seus respectivos livros.

Dirigido pelo talentoso e pouco prestigiado Philip Kaufman (de Contos Proibidos do Marquês de Sade e Os Eleitos), Henry & June é visualmente brilhante: a recriação de Paris nos anos 30, quando a cidade apresentava uma mudança cultural gigante (o filme chega a mostrar a estréia de Um Cão Andaluz), é absolutamente perfeita, um espetáculo por si só. Mas Kaufman é um diretor intrigante e corajoso, e não é a toa que 20 anos depois de seu lançamento, as cenas de sexo apresentadas continuam ousadíssimas. Além disso, o plano-sequência simples que o diretor conta para mostrar uma longa passagem de tempo ao alterar um chapéu e um cinzeiro e o momento em que um casal assiste duas lésbicas em um bordel (mostrado num fascinante jogo de espelhos) comprovam a inteligência e sensibilidade do diretor.

Maria de Medeiros é uma atriz de beleza única e de um olhar marcante, e sua atuação como Anaïs Nin é extraordinária e corajosa; e se Frederick Warder faz de Henry Miller um maluquete divertido, Uma Thurman deu a melhor atuação de sua carreira aqui como June (e nenhum outro filme conseguiu deixá-la tão linda e sensual). Vale destacar também a divertida participação de Kevin Spacey.

Filme corajoso, sensual e principalmente maduro, Henry & June apresenta uma fascinante história de amor, que brinca não apenas com a sexualidade de seus personagens, mas também com a relação do artista com o mundo, e June é uma personagem trágica por sua incapacidade de aceitar sua imagem artística do marido e da amante: ou seria o contrário?

NOTA: 10

1 comentários:

Mari disse...

Belíssimo! Amei... Ta aí um filme que eu gostaria de ter feito! =)

Nota 10!

Real Time Web Analytics