Acima de Qualquer Suspeita



Acima de Qualquer Suspeita é um remake do clássico Suplício de uma Alma (pobre Fritz Lang...), escrito e dirigido pelo saudoso Peter Hyams, diretor de... Fim dos Dias e Timecop (...). Desperdiçando a boa premissa, sobre um jornalista que se condena por um crime, documentando tudo para provar como um promotor público forja suas provas, o filme não é apenas um dos piores já feitos sobre julgamentos, como serve de exemplo de como não se fazer um roteiro.

Absolutamente incapaz de criar uma transição elegante ou uma cena que preste, o diretor e o montador Jeff Gullo abusam de cortes desnecessários em meio a diálogos comuns (repare na cena em que o jornalista conversa com a assistente do promotor). Além disso, o roteiro falha até mesmo ao apresentar a simples premissa do filme: porque o jornalista persegue aquele promotor? Ora, o filme insinua que ele estava investigando a algum tempo e que tinha provas, mas nada disso aparece, ou seja, o jornalista parece apenas um implicante procurando uma história (podia mandar currículo pra Folha de São Paulo, não?). Além disso, Jesse Metcalfe se mostra um ator careteiro e exagera na arrogância do personagem (particularmente, eu detestei o personagem), enquanto Michael Douglas... putz... digam que ele não leu o roteiro...

Pior ainda é o fato de que Hyams, diretor acostumado a filmes de ação, cria uma das piores "perseguições no meio de uma garagem" de todos os tempos, ao fazer a cena lembrar... um jogo de pega-pega (onde as colunas são os piques, provavelmente). Mas, voltando ao roteiro, é interessante perceber como, tanto do lado do promotor, quanto do jornalista, TODOS são absolutamente retardados e incapazes de fazer uma coisa sequer direito. E o pior é perceber que todos esses erros foram estrategicamente colocados para dar suporte a um final surpreendente, que fecha o filme com chave de bosta.


NOTA: 1

3 comentários:

kurt disse...

boa analise.

Diego Brugiolo disse...

Concordo. A história é boa, mas conseguiram estragá-la com o amadorismo que foi conduzido.

Bruna Helena disse...

Com certeza...o final do final não corresponde com o desenrolar da história...achei o final fraco.

Real Time Web Analytics