9 - A Salvação



9 - A Salvação tem muito em comum com a melhor animação lançada em 2009, Coraline e o Mundo Secreto. São duas animações que contam com imagens perturbadoras, de clima sombrio, mas que nem por isso devem ser tratadas como filmes não recomendados para criança, já que ambos provavelmente servirão para conversas inteligentes e estimulantes para pais e filhos. Infelizmente, depois de um começo arrebatador, 9 - A Salvação se revela um filme muito mais fraco do que o imaginado, principalmente pelo roteiro que, ao não explorar seus personagens de maneira correta e ao parecer indeciso entre piadas infantis desnecessárias e agradar o público adulto acaba ficando no meio termo entre os dois.

A animação se passa num futuro pós-apocalíptico, após uma guerra entre máquinas e seres-humanos (hum, onde será que já vi isso?). 9 é um dos bonecos criados por um cientista para que a vida continuasse de alguma forma. Logo, ele encontra outros criados pelo cientista, o 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 (fácil de decorar) e depois de que um deles... ou melhor... o 2 é raptado por uma das máquinas, decide declarar guerra a elas... mas acaba fazendo com que a máquina responsável pelo extermínio da raça humana funcione de volta.

9 conta com imagens fortes e um visual espetacular: logo no início quando 9 anda pelas ruas destruídas, ele vê os restos de uma mãe com um bebê no colo; a 7 tem um capacete feito de um esqueleto de um pássaro morto; e o que dizer da "serpente" cuja cabeça é feito por metade da cabeça de um bebê? Infelizmente, a trama do filme se revela decepcionante, principalmente porque surje de ações estúpidas de seus personagens, e se de início o filme parece manter seus simbolismos de forma sutil, logo através dos diálogos eles ficam explícitos de maneira nada orgânica a narrativa, e para uma animação de visual tão original, é lamentável que a grande máquina vilã da história se revele uma versão de HAL-9000 (de novo). Mesmo assim, com seu desfecho melancólico e surpreendente, 9 - A Salvação se mostra uma animação ambiciosa que com um roteiro mais trabalhado poderia se tornar inesquecível.


NOTA: 6,5

0 comentários:

Real Time Web Analytics