Procedimento Operacional Padrão



Dirigido pelo consagrado documentarista Errol Morris (do sensacional Sob a Névoa da Guerra), Procedimento Operacional Padrão analisa as fotos divulgadas a alguns anos atrás de prisioneiros iraquianos sendo torturados de diversas maneiras por soldados norte-americanos na prisão de Abu Ghraib, e o melhor, entrevistando os próprios imbeci... soldados que tiraram as fotos, assim como especialistas do exército e o principal investigador do caso.

O documentário se mostra interessante de início ao demonstrar o estado psicológico que os soldados estavam naquela prisão: situada em meio ao campo de batalha, eles eram diariamente bombardeados, algo que como aponta um dos entrevistados, de início leva ao medo, para dar lugar ao ódio. Aliás, mais do que isso, através das fotos, o documentário mostra que os soldados se encontravam psicologicamente abalados mesmo quando não se envolviam com os prisioneiros, e utilizavam as fotografias como um escape da realidade que os cercavam.

Logo depois disso, o documentário começa a mostrar as entrevistas com os especialistas em interrogatórios e com o investigador, e o filme fica ainda melhor. Ambos mostram bem o que o documentário faz com competência: mostrar o que havia de verdade nas fotos. Afinal, superficialmente (como a mídia fez) vemos abuso de autoridade, tortura, e até molestamento. Mas o que as fotos realmente mostram são soldados despreparados e livres para agirem como quiserem, e até estimulados pelos seus superiores a usarem da violência tanto física quanto psicológica. E é lamentável que o filme faça exatamente o que a mídia fez: não apresenta os verdadeiros culpados. Sim, o filme mostra George W. Bush e o secretário de Defesa Rumsfeld, mas e o resto?

Além disso, por mais que o filme dê vozes aos soldados (chegando até a se apiedar de uma delas), é curioso como nada justifique o que eles fizeram, e por mais que eles realmente tenham sido bodes expiatórios de algo muito maior, nada justifica as poses felizes e fazendo gestos ao lado de cadáveres ou pilhas de prisioneiros nus.

Mas apesar desses defeitos, Procedimento Operacional Padrão é um documentário importante e esclarecedor, e que ao final ainda consegue oferecer um prognóstico realista (portanto, pessimista) da intervenção americana no Iraque.

NOTA: 8

0 comentários:

Real Time Web Analytics