Perfume de Mulher



Perfume de Mulher é um filme certinho demais e muito mais longo do que deveria. Além disso, seu protagonista, um jovem bolsista que pode ganhar sua entrada em Harvard se delatar seus colegas, é tão bundão e atuado com tão pouca expressividade por Chris O'Donnell que várias cenas importantes do filme se tornam fracas. O filme de Martin Brest ainda investe numa estrutura tão fraca e clichê que até o final grandioso com direito a um julgamento está lá.

Sim, tem todos estes defeitos, mas é um filme ruim? De maneira alguma, e o principal "culpado" pela sua qualidade é o sempre genial Al Pacino, que ganhou um merecido Oscar pela sua atuação neste filme. Seu Tenente Coronel Frank Slade é um personagem forte e bem desenvolvido, e Pacino utiliza seu enorme talento para torná-lo uma figura sempre imponente em tela, inclusive pela sua cegueira. Aliás, reassisti esse filme depois de muito tempo, e achei curioso como o personagem de Al Pacino nesse filme é semelhante ao Walt Kowalski de Gran Torino.

Martin Brest é um diretor que tem sérios problemas com a duração de seus filmes (é dele o insuportavemente longo Encontro Marcado), mas sabe criar ótimas cenas, e destaco o jantar de Ação de Graças na casa do irmão de Frank e seu excelente desfecho e a dança de Frank com uma bela garota em um restaurante. E mesmo que o final seja um pouco mais feliz que o recomendado, Perfume de Mulher é um belíssimo filme em que até os clichês normalmente irritantes funcionam graças a Al Pacino.

NOTA: 8,5

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Antes eu achava um filme perfeito, depois de revê-lo um pouco mais velho tive a mesma impressão que você no primeiro parágrafo maschegando a conclusão que você chega, rs... Al Pacino é realmente sensacional...

PS: E O Chris O'Donnel, coitado? O que houve?

NR disse...

Assisti também a versão original italiana de 1974, e acho a segunda melhor, apesar de gostar muito de filmes italianos.
Acredito que o que valoriza mais a 2ª versão é AlPacino (q consegue ser sempre sensacional)e a trilha marcante. De resto é uma história sem maiores detalhes.

Real Time Web Analytics