Amantes



Amantes é uma das histórias de amor mais lindas e trágicas lançadas no cinema nos últimos anos, mas não é apenas isso. É um romance artístico como a muito tempo não se via. Dirigido pelo talentoso James Gray (de Os Donos da Noite), o filme narra a história de Leonard (Joaquin Phoenix) um homem traumatizado pelo fim de seu relacionamento, que depois de uma tentativa de suicídio começa a viver com os pais. Logo, ele se vê dividido entre duas garotas: uma delas é Sandra (Vinessa Shaw), filha do sócio de seu pai e a outra é sua vizinha Michelle (Gwyneth Paltrow), uma garota problemática que mantém um relacionamento com um homem casado.

A história do rapaz dividido entre duas garotas pode ser velha, mas nunca foi tratada de maneira tão bonita e cuidadosa quanto nesse filme. Leonard é um personagem verdadeiramente trágico, e Joaquin Phoenix dá sua melhor atuação. Inicialmente introvertido, aos poucos o personagem, através do convívio com as garotas demonstra uma alegria surpreendente, algo que só reforça o tamanho de sua depressão, e sua paixão pelas garotas parece tudo menos canalhice: sua tragédia está em precisar desesperadamente de alguém para amar.

Surgindo mais do que surpreendente, Gwyneth Paltrow finalmente dá uma atuação digna dos elogios que a crítica vive lhe fazendo, enquanto Vinessa Shaw evita qualquer exagero para transformar sua personagem em uma pessoa adorável. Além deles, vale destacar a participação de Elias Koteas (sempre genial) e Isabella Rossellini, que tem uma das cenas mais tocantes de todo o filme.

James Gray faz de Amantes um filme evocativo e melancólico, utilizando os movimentos de câmera de maneira categórica e eficaz. Além disso, vale destacar que assim como em Os Donos da Noite, o diretor volta a tocar no assunto da família e das tradições, embora se mostre muito mais benevolente neste filme do que no anterior. Trágico e poético, Amantes é um filme realmente brilhante e com seu desfecho triste e arrasador, se mostra um dos grandes filmes dos últimos anos.

NOTA: 10

0 comentários:

Real Time Web Analytics