Invasores



Se há uma cagada que Hollywood já deveria ter aprendido a não cometer, é a de chamar um diretor para terminar o trabalho de outro. É fato, houve alguma vez em que isso deu certo? Que rendeu um bom filme? De cabeça, cito O Exorcista - O Início, Supernova e mais recentemente, o péssimo X-Men Origins: Wolverine. Esta mais recente adaptação do conto Os Invasores de Corpos foi dirigida pelo talentoso Oliver Hirschbiegel (de A Experiência e A Queda!), apenas para acabar nas mãos do mediano James McTeigue, cria dos Wachowski que dirigiu a irregular adaptação de V de Vingança, já que o filme que Hirschbiegel apresentou não foi de encontro as expectativas dos produtores (o atual mala, Joel Silver).

O principal problema de Invasores é a montagem (claro): há algumas elipses inexplicáveis que mostram ações acontecendo em meio a diálogos importantes, ou seja, tentam dar dinâmica a momentos mais calmos, com o resultado de desperdiçar boas cenas de ação em cenas que deveriam manter o clima de tensão. Ou seja, o bom (mas não excelente) trabalho de Oliver, é sabotado pelos esforços de McTeigue. E se há outro momento em que isso fique claro, é a cena em que Nicole Kidman bate o carro, e vários invasores começam a se unir em cima do veículo: a cena começa com um excelente plano plongé que mostra as pessoas se reunindo em cima do carro quase como formigas em cima de algum inseto morto, que é sabotado pela montagem, que corta a cena desnecessariamente.

Mesmo assim, Invasores é um filme bom e intrigante, que mesmo com uma vasta parcela de erros, consegue ser um filme interessante. As atuações de Nicole Kidman e Daniel Craig são boas o suficiente para manter nossa atenção, e querendo ou não, a alegoria do roteiro funciona bem aplicada a nossa realidade, algo que por si só cria várias cenas interessantes como o suicídio de um casal em meio a uma rua lotada, ou a criança perdida no meio do metrô. Além disso, há alguns momentos mais inspirados no filme que funcionam bem, como o primeiro contato de Kidman com um invasor que chega no meio da noite para fazer uma pesquisa, ou o diálogo dela com um personagem russo, que por mais que seja forçado até não poder mais para discutir um dos prinsipais temas do filme, deixa claro que a intenção de Invasores era boa. Pena que acabou caindo na cagada que citei no início.


NOTA: 6

0 comentários:

Real Time Web Analytics