Fatal



Filme mais recente da talentosíssima Isabel Coixet, de Minha Vida sem Mim e A Vida Secreta das Palavras, Fatal não chega a ser tão genial quanto estas duas obras, mas é um romance dirigido com forte personalidade pela diretora e com um trabalho sensacional dos atores envolvidos, algo que por si só, já faz a diferença no gênero. David (interpretado por Ben Kingsley) é um intelectual e professor de universidade que jamais esconde seu desejo pelas estudantes. Sua rotina de pegar uma aluna por semana muda quando ele conhece Consuela (Penélope Cruz), uma estudante cubana com quem logo inicia um romance cujas consequências serão trágicas.

Fatal é um filme que foge do comum do gênero com a maneira franca e direta em que lida com seus dilemas: e os diálogos entre David e seu melhor amigo (Dennis Hopper em sua melhor interpretação em anos) soam divertidos e realistas. Outro ponto positivo é a maneira curiosa (e cruel) em como lida com o relacionamento de David e seu filho, que o odeia por ter abandonado sua mãe, mas logo começa a se ver indo pelo mesmo caminho.

Coixet continua uma grande diretora: dona de um senso estético invejável para a construção dos enquadramentos, o filme só parece não ser tão genial quanto seus outros trabalho por não ter sido escrito por ela. Sendo assim, as narrações em off no início não funcionam, e algumas outras tramas paralelas, como a da personagem de Patricia Clarkson, demoram demais a fazer sentido dentro da história. Mesmo assim, todos os defeitos de Fatal ficam na primeira metade do filme, já que depois, se revela um crescendo desesperador e muito bem feito.

Fatal é um romance perturbador que também se revela um drama muito mais profundo do que aparenta, e um estudo de personagem extremamente perturbador. E as performances vicerais de Ben Kingsley e Penélope Cruz somado a peculiar direção de Coixet resultam num filme único e que merece ser assistido.

NOTA: 8

1 comentários:

Tiago Ramos disse...

Elegia traz-nos erotismo, amor e drama numa película que se podia ter revelado uma adaptação melhor. Mas não deixa de ser um filme interessante. 7*

Real Time Web Analytics