Halloween - O Início



Tudo o que as novas versões de Sexta-Feira 13 e O Massacre da Serra Elétrica deveriam ser, é o que Halloween - O Início é. Um filme de terror sem firulas, violentíssimo, sem sustos bestas com uma trilha sonora aguda pra ajudar. Aliás, é um dos filmes de terror mais Badass dos últimos tempos, junto com Wolf Creek e Abismo do Medo.


Rob Zombie já havia mostrado uma evolução como diretor impressionante no surpreendente Rejeitados pelo Diabo, neste filme, ele mostra conhecimento invejável de como fazer uma obra aterrorizante fugindo dos clichês. Utilizando uma abertura arrasadora com cenas do assassino Michael Myers na infância, Halloween durante sua primeira hora é genial. Sem qualquer medo de parecer certinho demais (como os outros exemplos que citei), o filme mostra Myers quando criança esfaqueando, cortando gargantas e esmagando crânios com taco de baseball. Em seguida, a longa sequência que mostra Myers no manicômio é exemplar, utilizando de longas pausas dramáticas e um crescendo desesperador (e a fuga de Myers do manicômio é o melhor momento do filme).

Porém, por mais que eu admire a maneira como Rob Zombie conduz a narrativa, evitando flashbacks ou qualquer outro recurso, não posso deixar de observar que logo após a primeira hora, quando apresenta uma determinada personagem, a filme acaba dando uma freiada um pouco brusca, e demora para voltar ao ritmo normal, algo que deve ter desagradado muita gente. O elenco do filme está bem (a grande maioria de Rejeitados pelo Diabo, incluindo Willian Forsythe, hilário), com um destaque para Malcolm McDowell já que é sempre um alívio vê-lo num filme bom.

Halloween - O Início não é perfeito, como eu disse, mas é o melhor do gênero lançado no ano (aqui no Brasil). E Alejandro Aja e Marcus Nispel deveriam aprender com o titio Zombie algumas lições importantes, aliás: podia deixar o Rob Zombie comandar todos esses remakes de monstros modernos. Alguém aí se incomodaria?

NOTA: 8,5

4 comentários:

Bruno disse...

Seu trabalho é muito admirável. Continue. Voltarei aqui.

Tiago Lipka disse...

Obrigado, e volte sempre. =)

O Cara da Locadora disse...

Cara, não vi inteiro, deu problema no DVD... Mas a primeira metade é fenomenal, estou louco de vontade pela outra metade, rs...

NR disse...

Faz tanto tempo que ñ vejo filmes de terror, e da série halloween acho q só vi o H-20. Não foi grade coisa. Dos d eterror que vi, o que mais gotei foi Jogos Mortais e até o 3 só.. pq fazia sentido cada continuação- a partir do 4 passou a ser só enrolação sem sentido

Real Time Web Analytics