Inferno



Inferno é um roteiro de Krzysztof Kieslowski que faria parte de uma trilogia: Paraíso, Purgatório e, doh', Inferno. Coube ao diretor Danis Tanovic levar a obra as telas, e ele não fez feio. Tanovic mostra um estilo bem diferente de seu filme anterior, o maravilhoso Terra de Ninguém, e conduz com talento o sublime roteiro de Kieslowski. Inferno conta a história de três irmãs que há tempos não se encontram vivendo grandes dificuldades amorosas: uma delas começa a suspeitar de infidelidades do marido, outra é abandonada pelo amante mais velho e a outra é seguida por um misterioso rapaz.

A fotografia do filme é linda, e remete diretamente ao estilo de filmagem de Kieslowski, porém Tanovic dá uma "modernizada" com movimentos de câmera inusitados e uma montagem inteligente. A transição do trem para os corredores da faculdade é sensacional. Curiosamente, o que faltou a Tanovic para levar a obra à perfeição, foi a falta da sutileza na direção de atores que o diretor da Trilogia das Cores possuía. Esse pequeno defeito compromete o ato final.

Contando com um desfecho impactante, apesar dos pesares, Inferno é um filme consistente e belíssimo, sensível como poucos. É uma declaração de amor a alma feminina, lembra Império dos Sonhos de David Lynch, nesse sentido. E é lamentável que tenha passado batido como passou.


NOTA: 9

3 comentários:

Mari disse...

acabei de assistir...adorei!!!!Nota 9,5!

Ibertson Medeiros disse...

Paraíso é o dirigido por Tom Tykwer?
Tenho muita vontade de ver essa trilogia.

Tiago Lipka disse...

Exatamente, Ibertson... o problema é que nunca achei em nenhuma locadora... =/

Real Time Web Analytics