O Equilibrista


 
Ótimo e atípico documentário que conta a história do francês Phillipe Petit, que através de uma corda, andou através das Torres Gêmeas. Eu sempre me incomodo com documentários que fazem reconstituições dos eventos, mas em O Equilibrista, estas cenas co o tempo ganham importância e evocam de maneira tocante a narrativa (como na primeira vez que os grupos de cada torre se vêem).

Mas o filme de James Marsh se aprofunda também no lado psicológico do personagem (mesmo que nem ele perceba). É sempre curioso ver pessoas que falam como amam a vida, como é preciso ficar saudável e se dedicam a profissões em que o risco de vida é altíssimo. Afinal, por mais abilidoso que seja, Phillipe esteve sempre em póximo contato da morte, algo que ele mesmo comenta.

O Equilibrista é um excelente filme, tanto como estudo de personagem quanto histórico, já que acaba homenageando o World Trade Center de maneira sublime conforme acompanha sua construção. E ver as imagens de Phillipe se equilibrando por um fio entre elas evoca uma enorme emoção se lembrarmos das tristes imagens do 11 de setembro.

NOTA: 10

0 comentários:

Real Time Web Analytics