A Vida de Brian



Desde que conheci o Monty Python, (em 1999, se não me engano), comédia nunca mais foi a mesma coisa para mim. Nada chegou, chega, ou chegará aos pés dessa trupe britânica (fora Terry Gilliam que é americano) que extrapolou todos os limites possíveis em suas comédias surreais. A Vida de Brian é o ponto alto do grupo, o melhor de seus trabalhos (empatando com a esquete da Inquisição Espanhola). A melhor comédia de todos os tempos, na minha opinião.

Parte do poder do filme vêm do número de críticas que o filme faz. Catolicismo, islamismo, judaísmo, terrorismo, ufologia... nada escapa da mira afiada do roteiro. A visão cômica do Python rende algumas das cenas mais hilárias possíveis, como o "puobuema paua faual" de Pilatos, os três reis magos na mangedoura errada ou a aula de Latim que um centurião romana dá a Brian. E vale frisar que até a música da abertura tem uma letra impagável.

Graham Chapman encarna Brian com seu talento de sempre, e mais o melhor amigo de Pilatos (que o nome é uma das grandes piadas). Terry Gilliam surpreende como o carcereiro surdo e louco. John Cleese, para muitos o favorito, demonstra talento impressionante ao retratar um soldado romano e Reg, o líder da FPJ. Michael Palin (meu favorito) encarna Pilatos em sua melhor interpretação no Monty Python. Eric Idle (pra variar, talentoso...) vive o homem que quer ser mulher Loretta, e Terry Jones, que é o diretor do filme, faz a mãe de Brian.

Aliás, vale frisar que a história do filme gira em torno de Brian (dã), um pobre meio-judeu-meio-romano que é confundido toda a vida com o Messias. Para quem conhece o Monty Python, é o grande trabalho deles (junto com Em Busca do Cálice Sagrado). Para quem não conhece, com certeza, é a iniciação perfeita para o humor anárquico e incomparável do grupo.

NOTA: 10

2 comentários:

Hugo disse...

O grupo Monty Python era genial, suas piadas surreais como você citou, eram muitas vezes intraduzíveis mas mesmo assim extremamente críticas e engraçados.

Abraço

Pedro Tavares disse...

Esse longa é genial!

Real Time Web Analytics