O Exterminador do Futuro - A Salvação



Contrariando tudo e todos, achei este novo Exterminador do Futuro um bom filme, principalmente se comparado ao péssimo terceiro exemplar da franquia. Tá certo, tem furos colossais no roteiro (que nem preciso citar, já que qualquer pessoa os identificará com facilidade...), e o desenvolvimento dos personagens é decepcionante, mas o filme é muito bem feito e tem cenas de ação realmente extraordinárias.

Mas começando pela parte ruim, o roteiro praticamente esquece da importância de John Connor. Os únicos pontos fortes do terceiro filme eram o arco dramático pelo qual Connor passava, e o final sublime. Aqui, Christian Bale parece fazer uma mistura de Capitão Nascimento com Rei Leônidas, e não por culpa de sua atuação, mas do roteiro que não permite nenhuma cena dramaticamente convincente. Fora isso, a montagem do filme prima pela perfeição nas cenas de ação, mas se torna péssima em transições de cenas. Pausas dramáticas não duram mais que um segundo, por exemplo.

Pelo lado bom, Sam Worthington surge como revelação inegável do projeto. Seu arco dramático é bem explorado tanto pelo roteiro, quanto pelo ator. (pena que surja um romance no meio, mas vá lá). Já Helena Bonham Carter, Common e Bryce Dallas Howard acabam fazendo apenas figuração de luxo.

Outro ponto forte são as cenas de ação, mereceno destaque a ótima cena que se passa no posto de gasolina e o plano sequência durante a queda de um helicóptero. Aliás, McG prova que não é tão inútil quanto parecia, criando sequência sufocantes pela ausência dos cortes.

Já o grande problema que eu vejo nesse projeto e também no terceiro é o mesmo: Quem assistiu aos dois primeiros exemplares da franquia, sempre ficou curioso para saber o que aconteceu no tão falado Dia do Julgamento Final. Ora, porque então fazer um filme que se passa antes, e outro que se passa depois dele? Afinal, estaria ali a grande história que os produtores procuravam. Era ali, que John Connor se tornava o líder (ou messias, como preferir) na batalha contra a Skynet.

Mas enfim, quem é o público para apitar alguma coisa, né?

NOTA: 7


PS: Quem foi o idiota que decidiu cortar a cena de nudez de Moon Goodblood? Hunf...

0 comentários:

Real Time Web Analytics