Medo e Delírio



Hunter S. Thompson foi um dos escritores mais importantes na época da contra cultura nos Estados Unidos, em meados da década de 70. Ao ser enviado pela revista Rolling Stone para escrever uma matéria sobre a Mint 400, uma corrida de motos patrocinados pelos ricaços de Las Vegas, Thompson resolveu usar de seu estilo único de escrita: misturando alucinações provocadas pelas drogas e narrando tudo a sua volta com seu olhar cínico e perturbador, Thompson, meio sem querer, na obra Medo e Delírio em Las Vegas acabou realizando o livro que descreveu perfeitamente a sensação de derrota nos Estados Unidos no início da década de 70. Estão lá a decadência, o fim do "Paz e Amor", a presença "maldita" de Nixon e, principalmente, o fantasma da Guerra do Vietnã.

A adaptação para o cinema de Terry Gilliam conserva todo esse clima durante a narrativa. O problema é que o público parece enxergar apenas a esquizofrenia do filme: as atuações afetadas de Johnny Depp e Benicio Del Toro, os cenários coloridíssimos e os movimentos de câmera inusitados de Gilliam.

Vale lembrar que Gilliam fazia parte do Monty Python, e a sombra dos filmes do grupo se mostra forte neste seu filme, já que até a narrativa episódica lembra o estilo de A Vida de Brian e O Sentido da Vida, por exemplo. Outra forte influência do diretor é Federico Fellini. Os enquadramentos e composições inusitadas do diretor italiano são claramente influência em Gilliam, e aqui se mostram fundamentais.

Johnny Depp está perfeito interpretando Thompson, e quem já havia visto esse filme antes de Piratas do Caribe, sabia que os tiques e exageros de suas interpretações funcionam muito bem. Benicio Del Toro, 18 quilos mais gordo no filme dá um show, em especial na inusitada cena em que pede ao amigo que jogue o rádio na banheira onde está.

O filme não foi muito bem recebido por crítica e público, mas vale a pena assistir, nem que seja só para conhecer o estranho mundo em que vivia Hunter S. Thompson, criador do saudoso Jornalismo Gonzo.

NOTA: 9,5

1 comentários:

JOHNNY DEPP NAHH disse...

moxo?
de uma olhdinh no meu blog?
http://johnnydeppnahh.blogspot.com/
desde de j´te agrdeço..

Real Time Web Analytics