Juno






Pequena Miss Sunshine de 2007? Nunca... Na verdade, Juno remete ao trabalho anterior de Jason Reitman, o filme Obrigado Por Fumar: boa direção, roteiro mediano e atuações fantásticas. Apresentando a história da adolescente Juno (Ellen Page) que engravida do melhor amigo (Michael Cera), e sua consequente decisão de dar o bebê para um casal que não pode ter filhos (Jason Bateman e Jennifer Garner), o filme demora demais a engrenar, mas quando o faz, diverte como poucos.

Na verdade, Juno só funcionou realmente comigo quando o filme caminhava para seu final a partir de um incidente, que obviamente não vou revelar. O que salva o filme da artificialidade de seu roteiro são as atuações de seu excelente elenco: de Jennifer Garner na sua primeira grande atuação, passando por J.K. Simmons como o pai da garota, Michael Cera tão brilhante quanto em Superbad - É Hoje, o filme encontra sua razão de ser ao conseguir com que seus atores tirem leite de pedra.


Não que o roteiro vencedor do Oscar seja ruim, já que como citei, as reviravoltas presentes são muito interessantes, e o desenvolvimento que os personagens ganham com o desenrolar da história é bastante rico. O problema são os diálogos, às vezes, irritantemente artificiais, e cenas extremamente mal-construídas, como a cena em que Juno compra o teste de gravidez no início do filme. Fora isso, a narração em off é extremamente desnecessária e é usada tão esporadicamente que chega a irritar.

Mas como já citado por muitas pessoas, Juno é de Ellen Page, como Sangue Negro é de Daniel Day-Lewis. Demonstrando um equilibrio perfeito na construção da personagem, a jovem garota consegue demonstrar uma naturalidade brilhante mesmo nas falas mais cretinas que é obrigada à dizer em certos momentos. E o fato do roteiro ter ganho o Oscar, sendo que Ellen Page é que foi seu grande trunfo é apenas mais um dos mistérios que cercam esse estranho mundo chamado Hollywood.

PS: Mesmo com seus problemas, o final do filme me faz sorrir só de lembrar.

NOTA: 8,5

2 comentários:

Aldrey disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
rico disse...

Muito bom...da vontade de ver novamente.
Eu recomendo!
Excelente atua�o.

Real Time Web Analytics